1 - APRESENTAÇÃO
Vou começar uma série de postagens abordando algumas dicas para você aperfeiçoar o seu marketing nas redes sociais. A primeira delas é uma das mais básicas, mas muitas pessoas não prestam atenção quando criam seus perfis comerciais: a biografia.
.
É necessário descrever o que você vende, ajuda ou faz! Na bio do #Instagram ou no perfil da página do #Facebook os usuários precisam entender com clareza o seu nicho e negócio.
.
Caso tenha endereço físico inclua, assim como telefone, whatsapp, site... tudo isso precisa estar bem visível. Crie hashtags e inclua também emojis que simbolizam seu foco. Lembre-se que essa é a primeira impressão, então capriche!
2 - CRIE UMA IDENTIDADE, BOAS IMAGENS, CRIE ESTILO
Você precisa de uma identidade nas redes sociais! Em hipótese alguma, dê prints em artes de outros perfis e publique. Apresente sua imagem ao universo digital, se não tiver, crie! Sua empresa, projeto ou marca precisam ter um logotipo e toda uma concepção virtual.
.
Depois disso, seus perfis precisam ser bem gerenciados, com boas artes, designer atrativo e fotos de qualidade. Certifique-se que suas publicações estão de acordo com a sua identidade visual e determine aplicações coerentes. Explore a paleta de cores e tipografia da sua empresa com criatividade no seu material de divulgação.
.
Lembre-se: fotos e conteúdos amadores transmitem uma péssima imagem do seu negócio!
3 - TEXTO LIMPO, EMOJIS, HASHTAGS
Mensagem clara! Se você é um profissional técnico cuidado com a sua divulgação. Médicos, advogados, arquitetos, engenheiros, dentistas são profissões que possuem expressões e jargões específicos. A menos que sua comunicação seja para o mesmo público-alvo, você deve tomar cuidado com a construção das suas postagens e não utilizar esse vocabulário.
.
Aquele velho ditado “seja curto e grosso” se adequa nessa dica. Nas redes sociais seja preciso e claro na divulgação da sua marca. Textos muito longos e cheio de rodeios não engajam e pouco cativam o público. Ao final da postagem acrescente hashtags e veja quais são as mais usadas no seu ramo de negócio. Analise também as que os concorrentes estão utilizando e não publique mais que 10 em uma foto.
4 - PUBLICAR VÍDEOS
Não esqueça dos vídeos nas suas redes sociais! Já tem alguns anos que o conteúdo audiovisual ganha destaque no #Instagram e #Facebook e, por isso, você não deveria subestimar essa ferramenta.
.
Não necessariamente você precisa aparecer, afinal, eles podem ser animados, apenas com imagens, textos... mas claro, se você optar por se mostrar ou ter um porta-voz, é bem capaz que a publicação consiga atingir bons níveis de engajamento.
.
Com a opção dos #Stories ganhando força cada vez mais (seja no Face, Insta ou até Whats) não é tão necessário boas produções em vídeo. Já é aceitável conteúdos mais instantâneos e que favoreçam o #realtime. Mas, também é importante investir em vídeos com boa captação, áudio limpo e imagens bem definidas. Tudo isso bem editado deixa o material profissional.
5 - HUMANIZAR A EMPRESA OU PRODUTO
Pessoas se relacionam com pessoas! Não deixe suas redes sociais engessadas e robotizadas, afinal, isso tende a engajar menos! As pessoas gostam de saber como é feito o produto ou como é a criação das suas ideias vendidas na web.
.
Mostrar o que acontece no dia a dia deixa o seu perfil mais humano. Essa é a essência dos influencers, que fazem sucesso mostrando sua rotina, gostos e escolhas. Como já disse em outro post, os #Stories são ótimas ferramentas para mostrar o #realtime e, consequentemente, humanizar os perfis. Caso prefira fotos, busque sempre mostrar pessoas e, quando possível, os próprios colaboradores da empresa.
6 – GATILHOS MENTAIS
Uma boa postagem não é só aquela que tem uma foto atraente, publicada no horário de pico, mas também aquele material que possui gatilhos mentais para atrair engajamento dos internautas. E como fazer isso? Você precisa estimular as emoções, curiosidade e dúvidas de quem lê. Veja alguns!
.
Escassez – crie um senso de urgência e estimule as compras por impulso. Poucos resistem ao anúncio que diz “até amanhã”, “últimas vagas”.
.
Curiosidade – entregue conteúdo aos poucos para deixar seus seguidores curiosos. Faça com que eles queiram te acompanhar em todas suas plataformas.
.
História – conte histórias! Se você conhece seu público, não deixe de estimular as emoções deles por meio de uma boa narrativa.
.
Reciprocidade – entregue conteúdo gratuito! Seja generoso com os seguidores que eles vão sempre te acompanhar e compartilhar suas publicações.
7 - SEM CONTEÚDO, DEFINIR OBJETIVOS
É preciso ter um norte no planejamento da rede social da sua empresa. Entregar conteúdo aleatório pode fazer ficar popular, mas seu negócio precisa de vendas. A estratégia precisa ser a longo prazo. Nada é do dia para noite nessa terra virtual!
.
Aposte em conteúdo técnico para gerar mais credibilidade, mostre cases de sucesso para construir autoridade, postagens com pessoas geram 35% mais interações, mensagens motivacionais e memes aproximam o seguidor, crie calls to acton em seus posts...
8 - DEIXAR NO VÁCUO, NÃO DAR ATENÇÃO
Se é rede social, não tem como deixar de ser sociável nela. Concorda? Mas tem muitas marcas que não dão a devida atenção aos seus seguidores! Cada like, comentário, compartilhamento, recomendação é muito importante para o engajamento das suas redes sociais, portanto, se esse seguidor “gastou” alguns segundos reagindo nas suas redes, por que não retribuiu?
.
A reciprocidade é fundamental no meio virtual. Muitas vezes os comentários são os mais simples, como perguntas sobre endereço, telefone, preço, horário de funcionamento... informações que, normalmente, estão no perfil ou biografia. Porém, é fundamental respondê-los.
.
Deixar seus seguidores no vácuo só vai prejudicar a reputação da sua empresa. Com isso, poste nas redes sociais em horários que você terá pelo menos 20 minutos para se dedicar ao engajamento. Muitas vezes, é um risco utilizar softwares ou ferramentas de agendamento, pois se você postou e não está atendo ao retorno dos seguidores a chance desse material afundar é enorme.
9 - PATROCÍNIOS
Você patrocina suas postagens nas redes sociais? Se a resposta for não, tenha a certeza que está fazendo tudo errado ou sendo mal orientado. Atualmente, não investir em patrocínio no mundo virtual é um dos maiores erros das empresas. A entrega orgânica do conteúdo postado é mínima.
.
O investimento em patrocínio nas redes sociais é a principal forma de Mark zuckenberg, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, ganhar dinheiro. Hoje só tem bom alcance o material que receber investimento e contar com estratégias inteligentes e certeiras.
.
Recomendo sempre aos meus clientes que além de investir na minha consultoria, separe uma boa verba para eu trabalhar os anúncios nas redes sociais. Sem isso, não é possível aparecer e, consequentemente, vender mais.
.
Os valores de investimentos devem ser metade ou mais do que se investe em agências e consultorias. Além disso, é necessário acompanhar os resultados para traçar bons caminhos para os perfis.
10 - ANALISAR OS RESULTADOS, HORÁRIO DAS POSTAGENS
Não tem como planejar o futuro sem saber os erros e acertos do presente. Você precisa analisar tudo que fez e, então, estipular as próximas ações! Por exemplo, as estratégias para as redes sociais precisam ser dinâmicas, pois, a todo momento os assuntos mudam com extrema velocidade. O que hoje pode ser um dos temas mais comentados, um meme bombado, amanhã já estará ultrapassado. É preciso estar atento para mudar esse prumo.
.
Por isso, analise todas as métricas disponíveis no seu negócio. Horários de postagem, números de curtidas, comentários, compartilhamentos, menções, alcance orgânico e pago, design mais aceito pelo público... tudo isso deve ser discutido com sua equipe para definir sempre a nova jogada virtual.
.
Se você deixar passar e começar a fazer no piloto automático, tenha a certeza que seu conteúdo caíra no limbo e terá engajamento pífio. Logo, não terá retorno, vendas, notoriedade... acho que não é isso que busca com seu negócio no meio virtual, não é?
.
Gostou? Compartilhe com um amigo que precisa saber e acompanhar essa série de dicas.
.
Comments